Os Jovens 50+ nas Redes Sociais pelo mundo!

Quando Shanthi Ramachandran se aposentou como banqueira e se estabeleceu em Chennai em 2015, ela havia planejado como seus dias pós-aposentadoria seriam gastos: brincar com seus netos e acompanhar toda a literatura e cinema tâmil que ela havia perdido em todos esses anos. A vida, porém, tinha outros planos.

Sua filha a incentivou a criar uma conta no Instagram. A mulher de 53 anos começou a postar suas receitas favoritas e dicas de culinária nesta conta. Três anos depois, @shaanthram tem cerca de 34.000 seguidores.

Isto não significa que é uma farça. “Mesmo 5.000 seguidores é bom o suficiente para marcas relevantes notá-lo como um influenciador hoje em dia, desde que você tenha uma certa exclusividade em seu conteúdo”, diz PG Aditya, diretor executivo de criação da agência digital Dentsu Webchutney. Ramachandran está curtindo a fama. “Muitas vezes sou reconhecido em aeroportos e casamentos hoje em dia. Se eu não postar por alguns dias, recebo mensagens de seguidores me verificando.”

O banqueiro aposentado representa um pequeno segmento de usuários do Instagram: o segmento de mais de 50 anos. De acordo com a vertical de anúncios no Facebook, proprietária da plataforma de rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, apenas 7 a 8% dos usuários do Instagram estão na faixa etária de 50 anos ou mais. Na Índia, esse número não chega a 3%. É, sem dúvida, uma plataforma para os jovens.

No entanto, uma interface de usuário mais simples em comparação com as do Facebook e do Twitter talvez tenha acabado dando à menor fração de sua base de usuários alguns momentos de mudança de vida. Esses usuários adotaram o Instagram como uma espécie de hobby. Mas eles se tornaram estrelas por direito próprio na plataforma de mídia social. Uma coisa notável é que seus seguidores não são apenas amigos e conhecidos, mas também o público mais jovem.

A capacidade de estabelecer essa conexão instantânea encorajou Senguttuvan Subburathina, 70, a se interessar por fotografia de alimentos no Instagram. A conta do gerente aposentado de Godrej, @sengut2006, também traz fotos de borboletas e outros animais selvagens. “Muitas vezes meus seguidores ficam surpresos com a forma como um velho pode ter interesses tão variados. A verdade é que tenho muito tempo para matar e este hobby não custa muito dinheiro.” Subburathina, de Chennai, diz que não há muitos homens de sua idade fazendo coisas interessantes no Instagram.

“Talvez eles pensem que é uma plataforma para pessoas mais jovens e se esquivem.”

Chinna Dua, 58, conseguiu quebrar a barreira da idade. Suas postagens no Instagram sobre sarees encontram mais ressonância entre os jovens adultos do que entre os de sua idade, diz Dua. “Garotas de 20 e 30 anos me dizem que querem ser como eu quando crescerem. Dizem que não querem pintar o cabelo para esconder os fios brancos. Eles me enviam fotos de sarees que escolheram para usar, digamos, na despedida da faculdade.” Com 15.000 seguidores e crescendo, a radiologista de Delhi está praticamente realizando uma consultoria em mensagens diretas, diz ela.

Essas pessoas migraram para o digital em seus próprios termos. As fotos de comida mais virais de Ramachandran exibem thalis de aço comuns, em contraste com as fotos de comida de designers em outras partes da plataforma. A ex-banqueira ainda digita usando o dedo indicador.

Kanan Bala, 55, terceirizou sua digitação para seus três filhos. Ela aprendeu recentemente a gostar de postagens, usar emoticons e cortar vídeos antes de publicá-los em sua conta de comida caseira @mamaktreats. “Sua honestidade transparece em suas palavras”, diz Kishi Arora, a filha mais velha de Bala. “Se ela os chama de ‘chakkli wale aaloo’, terei que escrever como está, em vez de ‘batata frita’. Se eu tentar embelezar um prato para obter uma imagem mais agradável adicionando mais folhas de coentro, ela me pedirá para retirá-las porque estraga o prato”, acrescenta Arora, uma proeminente confeiteira de Délhi.

Com mais de 11.000 seguidores, @mamaktreats se tornou tão popular quanto a própria conta de Arora, @kishiarora com 13.300 seguidores. Arora, 36, levou alguns anos para se estabelecer na plataforma. Sua mãe fez isso em seis meses.

Em todo o mundo, existem várias pessoas idosas que acessaram o Instagram para se manterem conectadas com seus entes queridos. O identificador dos avós coreanos na casa dos 70 anos — @drawings_ for_my_grandchildren — é uma conta famosa que tem postagens sobre a cultura do país e suas vidas para seus três netos expatriados verem quando crescerem. @bonpon511, outra conta popular, apresenta um casal japonês na casa dos 60 anos que publica fotos em roupas de cores coordenadas. Hashtags como #FitOver50 e #FitOver60 são bastante populares entre os idosos.

Alguns, como Maya Doshi, ainda não estão prontos para postar no Instagram, mas o consideram emancipador. A moradora de Ahmedabad acompanha regularmente três gerações de sua família espalhadas pelo país por meio de sua conta. “É animador ver tantas jovens da família se expressando tão livremente em suas postagens”, diz a mulher de 55 anos. Durante a juventude, uma mulher geralmente reprimia seus pensamentos, acrescenta ela. Doshi agora quer começar a postar suas opiniões em breve.