“Market”, em inglês, tem o significado de mercado. Por este motivo, antes de ler este artigo é preciso abrir a mente e tirar da cabeça a sua antiga noção sobre marketing. Marketing é tudo e atualmente é o departamento mais importante de qualquer empresa.

Você conhece alguma empresa de sucesso…sem marketing?

Como ferramenta de negócios, acredita-se que o conceito começou a surgir na década de 40.

O fato é que se na década de 40, o marketing era mais voltado à divulgação de produtos e hoje estamos na era digital, onde o foco é o cliente. Ponto.

O que aconteceu? Simples, com o advento das Redes Sociais, finalmente o Consumidor tem nas mãos – através da Internet e dos smartphones – todas as informações sobre os 4Ps e decide qual, como, onde é porquê vai adquirir ou não um produto. 

Eu sempre digo que falta um quinto ‘’P’’: Planejamento. Essa diferenciação é muito importante porque as empresas acham que fazem, sem nenhum estudo ou acompanhamento sobre a jornada do cliente ou do mercado.

Os 4Ps do Marketing (CINCOOOO! Rs)

Produto

O primeiro “P” é o produto ou serviço que a empresa oferece como solução para o mercado. Pode ser algo copiado, melhorado ou de preferência uma proposta disruptiva que crie uma grande distância entre a sua marca e o concorrente mais próximo.

Preço

O segundo “P” se refere ao preço do seu produto. Errado! Refere-se a percepção de valor dos consumidores. Muitas vezes está inclusive ligado a marca da empresa, a sua cultura. Não saber precificar é um dos grandes erros de muitos empreendedores.

Praça

A praça é o “P” que se refere onde você vende o seu produto, ou como, o consumidor vai encontra-lo.  Em tempos digitais e com as mudanças de comportamento no pós-pandemia as lojas físicas tradicionais estão sendo questionadas. Muitos acreditam que servirão apenas para aprimorar a jornada de compra dos clientes.

Promoção

O penúltimo “P” do marketing para muitos e penúltimo para mim, envolve a publicidade, que se trata apenas de uma parte do marketing.

Trata-se do conceito de comunicação ou de como o produto/serviço será divulgado.

Neste cenário, existe todo um estudo de cores, textos, imagens e mais que são usadas para ter um posicionamento.

Arte, criatividade, neurociência, estudos comportamentais e da jornada de compra, pesquisas e até a pirâmide de Maslow entram neste caldeirão.

E enfim o ‘’P’’ de PLANEJAMENTO. Aliás deveria ser o 1ºP! rsrs

Isso quer dizer que antes de montar uma empresa, considerar que o seu insight é o mais incrível, ou que criou a primeira jaboticaba é necessário se comunicar, compartilhar a ideia com especialistas, colocar no papel…se submeter há um CANVAS BUSINESS MODEL e só depois dar os primeiros passos em relação a qualquer tipo de investimento.

O mundo mudou demais e não suporta mais players de nível amador. Mesmo que for errar…e isto é completamente normal, tem que consertar rápido e seguir em frente! Por isso, planejamento é TUDO.

Então, Marketing em 2022 ( e daqui pra frente) é estudar esses avanços do mercado considerando as peculiaridades das novas tecnologias e aplicando isso a sua empresa ou negócio o tempo todo. A outra ponta desta equação são as pessoas. Sem montar um time, sem fazer com que Eles – os Colaboradores – se sintam parte do seu sonho, do seu processo de crescimento…esquece! Não tem nada que funcione sem pessoas…mesmo com uma ‘’puta’’ assessoria de marketing. Rs

Sidney Ferrér é growth hacker, palestrante, escritor, reitor da escola de Inovação Aberta e Owner da S4 Marketing de resultados.