Você sabe o que é um líder curador?

Esta semana, Eu tive conversas bem pesadas com alguns mentorados. Felizmente, boa parte dos meus clientes estão bem, crescendo…inovando e com a ajuda da minha agência, a S4 Marketing: desenvolvendo disrupturas em seus segmentos. Todos Eles, no entanto, tem um problema em comum: gente. 

Eu tento instruir sobre o “mea culpa” dos líderes neste problema que afeta 10 em cada 10 empresas que conheço! Insisto LIDERANÇA para mim, é mais uma questão de empatia, do que um dom inato, é sobre a necessidade de se investir em inteligência emocional para se resolver as questões do dia a dia com colaboradores, fornecedores e até com as famílias.

Geralmente, a vida social e na corporativa representam 10% do que ocorre no cotidiano dos líderes e gestores, mas 90% corresponde em COMO os líderes respondem a estes problemas.

A minha fórmula é simples, e a dissemino em todas as palestras e reuniões. Diz, assim: “Antes de responder a qualquer problema, respire e depois se faça a seguinte pergunta: isso é bom ou ruim para a minha empresa.” Se você é apaixonado de verdade pelo seu negócio, uma força interna, manda um sinal para a sua mente. Tenho certeza que você irá decifrar.

Outra parte desta equação, está na vontade real de VOCÊ se tornar um líder servidor para seus liderados e um ‘’Curador’’ das aflições dos liderados. Vejamos então, como se comporta um Líder Curador:

É principalmente alguém que sabe a necessidade de estar envolvido com pessoas. Sem elas, o seu negócio não tem razão de existir. Geralmente adota uma abordagem de liderança centrada em cultivar um ambiente de crescimento, aprendizado e bem-estar para sua equipe. Esse estilo de liderança se concentra em orientar, apoiar e desenvolver os membros da equipe de maneira holística, levando em consideração não apenas suas metas profissionais, mas também seus aspectos pessoais, emocionais e criativos.

As principais características de um líder curador incluem:

1. Empatia e Escuta Ativa: ele se esforça para compreender profundamente as necessidades, preocupações e aspirações de cada membro da equipe. Eles praticam a escuta ativa, demonstrando interesse genuíno nas histórias e perspectivas dos outros.

2. Desenvolvimento Pessoal e Profissional: se dedica a ajudar os membros da equipe a crescer tanto pessoal quanto profissionalmente. Eles oferecem oportunidades de aprendizado, treinamento e desenvolvimento que estejam alinhadas com os objetivos individuais e os da organização.

3. Ecossistema Seguro: diz o estruturalismo que um ambiente seguro e acolhedor é fundamental para um líder curador. Eles incentivam a expressão livre de ideias, reconhecem erros como oportunidades de aprendizado e promovem a colaboração ao invés da competição prejudicial.

4. Feedbacks Construtivos: O líder curador sempre fornece feedback de maneira construtiva e orientadora, concentrando-se em pontos fortes e áreas de melhoria. Eles se esforçam para ajudar os membros da equipe a compreenderem seu progresso e a identificarem maneiras de crescer.

5. Inclusão e Diversidade: Atual e bem informado, valoriza e promove a inclusão e a diversidade, o líder curador cria um ambiente onde todas as vozes são ouvidas e respeitadas. Isso contribui para a criação de uma equipe mais rica em perspectivas e ideias.

6. Bem-Estar é fundamental: Além do sucesso profissional, se preocupa com o bem-estar emocional e mental dos membros da equipe. Eles estão atentos aos sinais de estresse ou esgotamento e procuram maneiras de apoiar a saúde mental.

7. É Exemplo: um líder curador exemplifica os valores e comportamentos que deseja ver em sua equipe. Eles são um modelo de ética, integridade e respeito, inspirando os outros a seguir o exemplo.

8. É Autêntico e Imparcial: Um líder curador é autêntico em suas interações e decisões. Eles são transparentes sobre seus próprios desafios e vulnerabilidades, o que ajuda a criar um ambiente de confiança mútua.

9. Criativo e Disruptivo:  Reconhecendo a importância da criatividade e da inovação, o líder curador incentiva a exploração de novas ideias e abordagens. Eles apoiam o pensamento fora da caixa e a experimentação.

10. Ser Servidor: Líder trancado na sala e inacessível é coisa do passado! Adote uma mentalidade de liderança servidora, priorizando o apoio e o crescimento da equipe ao invés de vez de buscar a sua zona de conforto apenas em sua própria autoridade.

Em suma, um Líder Curador usa da sua inteligência emocional (quando há possui) e se esforça para criar um ambiente de trabalho saudável, inspirador e produtivo, onde os membros da equipe possam se desenvolver tanto profissional quanto pessoalmente.

 

O autor, Sidney Ferrér,56 – o Gestor Sincero – é owner da S4 MKT, MBA em Marketing Digital, Gestão em Marketing e Desenvolvimento de Equipes. Escritor, palestrante, diretor de arte e reitor da Escola de Inovação Aberta Online para Seniores. DPO para diversas empresas (LGPD).