"Marketeiro" NÃO é Profissional de Marketing.

Por Sidney Ferrér.

Sério. Quem conhece o Sidney Ferrér -O GESTOR SINCERO – sabe duas coisas: primeiro a verdade e em segundo, que não perco jamais uma piada, ou a oportunidade de rir ou fazer rir.

Portanto, que me desculpe a minha querida esposa, mas honestamente (em público ou no reservado, uma reunião e até mesmo em uma call), prefiro ser chamado de CORNO a MARKETEIRO!

Desde muito cedo, aprendi com os melhores profissionais de marketing que o termo “marketeiro” era pejorativo, jocoso e jogava todo seu talento para a várzea! Então resolvi ir para a série A… Embora nesta divisão também tenha muitos marketeiros. rs

Muito provavelmente a palavra marketeiro veio junto com os profissionais que atuavam com política. Já diziam os mais velhos: ‘’-não quer ser chamado de maconheiro…não ande com maconheiros!’’ kkk

Por este motivo, muitas vezes não trabalhei para políticos…, mas na verdade toda unanimidade é burra e se eu acreditasse que todo político é um mau político, teria que crer também que todo publicitário é um mau profissional. E embora estejamos falando da maioria…não é a totalidade. Ponto.

Ao conversar com meu novo amigo ChatGPT (aconselho a você, amigo, o pago e não o genérico), o marketing político teve início na candidatura de Getúlio nos anos 40, mas, a profissionalização do setor só passou a existir nas eleições para presidente em 1989 na disputa que envolveu Lula (o então sapo barbudo) da Silva contra Collor (caçador de marajás) de Melo.

Os apelidos ficam por conta dos marketeiros. Mas acredite: teve muito marketing profissional neste pleito! E eu estava lá…em SP, vou ter que confessar trabalhando para o Collor.

Por ser um nome grande demais, o “Profissional de Marketing”, muitos adotam o termo “Mercadólogo”, que é o que faz um bom sentido, porque quer dizer basicamente “aquele que estuda mercados”.

Bom, mas voltando ao título da matéria, vamos esclarecer:

Marketeiro: aquele indivíduo formado ou não, que só quer vender, que não entende de mercado, de gente, que não entende o que é Economia Colaborativa, Cultura da Transformação Digital e adora fazer posts para enganar os clientes com as visualizações e likes.

Profissional de Marketing: uniu conhecimento empírico, com formação e MBA em áreas específicas, entende marketing como mercado, sucesso como resultado e pessoas como diferencial. Resolve tudo com visão futurista, dentro de uma política ganha-ganha e busca o tempo todo o fortalecimento das marcas.

Aqui na S4 nos pregamos que marketing é o departamento mais importante da sua empresa. Por exemplo: você já viu alguma marca famosa que não trabalhe intensivamente o marketing?

Então, por trás destas marcas, muitas vezes globais, existem os verdadeiros profissionais de marketing.  Marketing é vendas. Marketing é branding. Marketing é estratégia. Marketing é embalagem. Marketing e envolver e engajar pessoas internas e externas. Marketing é tudo.

Profissionais de Marketing não ficam fazendo ‘’hora extra no mundo’’! Esqueça aquela imagem glamourosa do cara de terno e gravata na mesa fumando um cigarro com um café da Starbucks na mesa. São pessoas compenetradas e competentes em desenvolver oportunidades e negócios, em fazer os clientes encontrarem seus produtos e empresas criem soluções disruptivas para seus clientes e através de uso de ferramentas, tecnologia, repertório e muita vivência comunicar tudo isso com criatividade para chamar muito a sua atenção!

Profissionais de marketing, em síntese, garantem a construção das marcas e Eu tenho imenso orgulho em já ter feito isso…centenas de vezes! Por isso, se você não tem grana para contratar a minha agência, vamos manter a amizade…, mas não me chame de marketeiro, ok?

Obrigado a todos profissionais de marketing e em especial aos que passaram pela minha carreira.

 

Sidney Ferrér é sócio proprietário da S4 Marketing, Growth Hacker, MBA em Gestão e Negócios, Marketing Digital e Formação de Equipes, palestrante, escritor, Diretor de Arte e Reitor da Escola de Inovação Aberta.