5 Motivos essenciais para sua empresa levar a LGPD a sério.

Por Sidney Ferrér.

 

Quem nunca foi “obrigado” a passar o CPF para o balconista da farmácia, para obter alguma “vantagem” na hora da compra?

Embora ilegal, mesmo diante do Código do Consumidor, pois se trata de uma venda “casadinha” a coleta desses dados tinha o intuito apenas de fidelizar o cliente ou incrementar as vendas. Com o advento da Era Digital e as Redes Sociais, empresas especializadas capturam e utilizam estas informações privilegiadas para traçar perfis de consumo e muitas vezes negociá-las. A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, surge em cena para criminalizar e punir este ato, em defesa dos dados do cidadão.

A desculpa das empresas são sempre as mesmas: “melhorar a trilha de sucesso da compra, conhecer melhor o cliente”. Pode até ser, mas o problema é que elas não conseguem dar segurança a estes dados e eles acabam caindo em mãos erradas ou em empresas legalizadas que manipulam e vendem as suas informações, lucrando trilhões com este negócio. Isto sem contar nas estratégias invasivas de marketing.

É um modelo de negócio fácil e manipulador com um comportamento no mínimo antiético e tolerado pela sociedade no mundo todo, praticado por empresas que gozam absolutamente do respeito de seus público alvos, mas com a LGPD a “brincadeira” está chegando ao fim.

Inspirada (mas não igual) em modernas Leis (principalmente da União Europeia), o Brasil criou a ANPD (Agência Nacional de Proteção de DADOS) e editou em 2020 a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018), com regras bem específicas para TODAS as empresas que não se adequarem as novas normas.  

A nova Lei, define a pessoa natural (únicos proprietários legítimos dos dados) e alcança todos os CNPJ do Brasil e ao contrário do que muitos pensam, estamos falando de documentos e dados físicos e também de digitais e não somente digitais como muitos pensam.

Meu nome é Sidney Ferrér, sou proprietário da S4 Marketing Digital e DPO responsável de diversas empresas e vou elencar abaixo 5 motivos essenciais para você que está procrastinando esta LEI, ficar mais esperto e ir se adequando o mais rápido possível, e assim evitar multas que literalmente podem fechar a sua empresa e tirá-la do mercado:

1º Motivo: A LGPD é para Todos os CNPJs válidos do Brasil.

A Lei explica que manipular é tratar os dados ou seja: “toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração”.

2º Motivo: A sua operação pode ser impedida de prosseguir.

A LGPD tem o poder de parar a sua operação! Torná-la inviável, dependendo do volume de ações consideradas ilegais na ocasião, em que o seu modelo de negócio esteja envolvido de maneira sistemática. São diversas penalidades que vão de uma simples advertência, com prazo para enquadramento nas conformidades da LGPD, para uma multa de até 2% (dois por cento) do faturamento da empresa por cada infração (com limitação até R$ 50 milhões).

3º Motivo: Governança Corporativa e respeito ao Consumidor.

Proceder com transparência, na forma com a qual uma empresa irá tratar os dados dos seus clientes. É preciso solicitar a autorização e deixar claro como serão tratados estes dados que “agora” estão em seu poder. Ao agir conforme as normas da LGPD, estas empresas estarão certamente desenvolvendo uma relação de mais confiança e responsabilidade com os dados dos clientes.

4º Motivo:  Sua empresa tem que nomear um Encarregado de Dados.

Todas as empresas terão a obrigatoriedade de tratar os dados e possuir em seus quadros um Encarregado de Dados ou DPO´s para poder dialogar com a ANPD – Agência Nacional de Proteção de Dados. Somente o DPO ou titular dos dados tem este acesso. E para você não ter que contratar ou formar um profissional como esse, a S4 Marketing, terceirizou esta função e passou a adequar as empresas na LGPD. Gostou?  

5º Motivo: Sua empresa será invadida e a LGPD veio para te alertar!

Você lê todos os dias: A Nasa, o Pentágono, O CitiBank, Target, Sony, as Lojas Americanas, Unimed, o WhatsApp, os Governos de diversos países são sistematicamente invadidos por hackers, sendo que a prática já se tornou um modelo de negócio seguro e recorrente para estes criminosos. 

PARE de procrastinar o tratamento de dados e contrate ou mantenha profissionais de T.I. qualificados em sua empresa. Eles são tão essenciais, quanto os contadores, financeiros e jurídicos atualmente.  Ah! E adeque a sua empresa à LGPD o mais rápido possível.

Qualquer dúvida: liga pra gente!

 

Sidney Ferrér é Growth Hacker da S4 Marketing de Resultados, MBA em Marketing Digital, Gestão e Formação de Equipes, escritor, reitor da escola de Inovação Aberta para Seniores, palestrante e DPO autorizado.