A Química Certa para o seu Cabelo

A Opção Ideal para seu Cabelo

Para cada tipo de fio, uma base específica. Veja qual é a química indicada para você

Com base de amônia ou tioglicolato de amônia

Ótima para alisar todos os tipos de cabelo: virgem, coloridos, com mechas. Essa substância se dá bem em qualquer ambiente capilar”, diz Gennaro Preite, consultor técnico da condor. Trata-se de uma das mais utilizadas em processos de transformação, completa o especialista.

Com base de guanidina

O mineral alcalino alisa, mas não é indicado para cabelos com tintura (com tonalizantes, colorações, mechas, etc). Às vezes, os fios com essa química podem não resistir à base e o liso fica com frizz, explica Gennaro. O guanidina diminui o volume e suaviza cachos. Ele também é indicado para cabelos anelados, diz Eduardo miyazaki, terapeuta capilar do red Door – salon & spa.

Com base de formol (formaldeído)

Apesar da determinação da Anvisa, que limitou o uso de formol em alisantes (veja mais no quadro ao lado), alguns fabricantes deixaram a substância mais fraca ao quebrar suas moléculas, diz Gennaro. Após fazer esse tipo escova, deve-se ficar sem lavar a cabeça por três dias. O formol continuará agindo gradativamente”, diz ele, assinalando que a substância não é indicada para fios virgens, pois pode deixá-los ondulados ou marcados

Com base de etalonamina

Composto derivado da amônia e com ação mais forte que outras químicas. É a base ideal para cabelos crespos e difíceis de alisar, diz Gennaro. Também pode ser utilizada em cabelos com bastante elasticidade, diz Eduardo.

Conheça o formol

É a substância responsável por conservar o efeito liso dos fios após as escovas. Desde 2007, a Anvisa limitou a quantidade do produto (também conhecido por formaldeído) na composição das progressivas para 0,02% porque, em maior quantidade, pode prejudicar os cabelos e a saúde da pessoa. Como funciona O formol “entra” no fio do cabelo, abrindo a cutícula e modificando temporariamente sua estrutura. “Ele também consegue ‘encapar’ os fios, criando uma película impermeabilizante, explica Gennaro Preite. Daí o cabelo permanecer liso por bastante tempo e com muito brilho.

Cuidados que você deve tomar antes de fazer sua escova

Para ter o melhor liso, não basta apenas escolher a química certa para seu cabelo. Veja quais os outros cuidados que se deve tomar para ganhar fios lisos… e muitos elogios!

Escolha um profissional de
confiança para fazer a progressiva. Boa parte do resultado dependerá de como
ele seguirá as instruções do produto e do cuidado que terá no procedimento.
Antes de escolher a escova, diga ao cabelereiro qual resultado espera ter.
Exija o teste de mecha: ele é a garantia que o cabelo não ficará danificado pela química.

Ao escolher o produto, peça para ver a embalagem e procure o número de inscrição da Anvisa. Isso garante que a escova tem o aval da vigilância
sanitária.

Assim que se decidir pelo tipo de progressiva, peça ao cabeleireiro preparar
o produto na sua frente. Com essa atitude, você evita o risco de o profissional
adicionar mais formol à mistura, o que pode estragar os fios ou causar males à
saúde, como queimaduras e alergias.

Gostou

Fale Conosco! De seu feedback comentando o que achou

Aceitamos todos os tipos de cartões

Nos envie uma mensagem

Siga-nos em nossas redes sociais

8 e 9 de setembro