A mudança de mindset que exige a assimilação da Cultura da Transformação Digital se inicia com a reavaliação do modelo de negócio e o desenvolvimento de novas perspectivas baseadas na ”próxima curva” do segmento em questão. Por exemplo: qual será a ”próxima curva” do mercado imobiliário? Da metalurgia? Dos escritórios de Contabilidade? Petshops? e etc.
Não se trata de um jogo de adivinhação. A tecnologia nos permite viajar no tempo (para o passado e o futuro) e a trabalhar com métricas e exemplos ocorridos em outros países, por exemplo. Estes exercícios ajudam a identificar a ´´próxima curva´´. Após avaliar os possíveis impactos e rupturas em seu segmento se faz necessário então, estar aberto as adaptações de reestruturação na gestão, processos e meios a fim de se alcançar os objetivos traçados.
As disrupturas digitais estão atingindo as pequenas, médias e grandes corporações mundo afora e é impossível você ou o seu negócio não estarem sentindo seus efeitos. Não há mais zona de conforto para a quitanda da esquina ou a Netflix! Mesmo empresas já imersas na Nova Economia, correm o risco de desaparecer em um piscar de olhos pois a sobrevivência corporativa não depende mais do conhecimento empírico, dos equipamentos e das tecnologias e sim da capacidade real de compreensão da amplitude da transformação que necessitam edificar internamente e a implementação urgente de suas estratégias digitais.
A compreensão da essência da Cultura da Transformação Digital consiste basicamente em:
Entender o empoderamento do e-Consumidor + assimilar a Economia Compartilhada + instituir a alma de uma startup na empresa + buscar disrupturas em seu segmento.
Já ouviu o ditado: ”se correr o bicho pega e se ficar o bicho come?” A única arma contra esta equação no mundo corporativo é desenvolver disrupturas urgentemente, antes que a concorrência crie uma disruptura e afaste você da competição! Ou seja…o bicho come!
A Transformação Digital não é a contratação de uma agência, a aquisição de equipamentos ou profissionais da área! Trata-se de um novo entendimento digital em sua mente em relação as mudanças de comportamentos da humanidade e isto inclui o mundo dos negócios.