Entre os jovens é comum o seguinte ditado:
‘’Para conhecer de verdade ‘’a mina’’ entra no DIX!’’
Eu estava com a minha família em um jantar e o assunto eram os filhos adolescentes. Por eu trabalhar com tecnologia e imersão digital, me espantou alguns pais informarem com ‘’certo orgulho’’ que seus filhos não curtiam as Redes Sociais.
Em seus perfis sociais, mal se viam postagem de fotos a não ser com os ‘’amiguinhos’’ no shopping e no cinema.
Foi a minha esposa quem acabou encontrando o perfil, com fotos super comprometedoras e fumando, de um dos filhos do casal sentado logo a minha esquerda no fatídico jantar citado.
Me chamou a atenção o fato de ter no perfil, à frente do nome do garoto a palavra: DIX_. Fui então pesquisar. Bom, vou lhe explicar tudinho… mas antes que Você deixe de ler o restante (muitos pais procrastinam até a segurança e a educação dos filhos por preguiça de ler e se informar), vamos deixar bem claro aqui: VOCÊ ESTÁ SENDO FEITO DE ‘’BOBO’’ PELO SEU FILHO(A) E ELES PODEM ESTAR CORRENDO MUITO PERIGO.
Se você quiser que seu filho não seja um NETFÓBICO, leia: “Como evitar que seu filho tenha netfobia”
Meu DEUS! Mas o que seria então Dix?
O Dix é mais um insight do Instagram na briga por audiência. A criação de uma conta dupla por perfil,explica a ideia sensacional da empresa. Como estratégia, mas como muita coisa advinda da tecnologia, é impossível parametrizar os desdobramentos pós impulsionamento global. Seus efeitos podem ser inclusive diferentes em cada país ou cultura.
O Instagram tem o funcionamento diferente do Facebook. Nele, não é possível no “perfil oficial”, publicar uma foto que apenas ‘’seus pais’’ (ou sua esposa ou marido) jamais poderiam ver, por exemplo.
Por isso, ao descobrir o perfil Dix dos seus rebentos será comum você ouvir desculpas do tipo:
‘’ Na internet sou conhecido. Quero ter a minha privacidade. Era só isso!’’
‘’Vocês não tinha o direito de ver isso!!! É a minha vida particular!’’
‘’Eu sabia que vocês não iam gostar disso. Então nem comentei nada.’’
É importante frisar, e você vai verificar com seus próprios olhos, que infelizmente estamos falando de fotos semi explicitas, pratica de atos libidinosos ou proibidos, vícios, péssimas companhias. Isso quando você não descobre que a ‘’péssima companhia’’ é o seu próprio ‘’anjinho’’/ ‘’princesinha’’.
Os perfis Dix são portanto ‘’fakes’’ . E eles ainda podem ou não ter a frente do nome a palavra DIX. No dialeto underground dos ‘’antenados’’ eles dizem simplesmente assim: ‘’está lá no DIX.’’
Se você quer ficar antenado com essas novas linguagens, leia: “Aprenda a linguagem da Internet!”

Instagram dix é de fato pernicioso para jovens em formação.
Diga depois nos comentários se você concorda.
Consultado a assessoria do Instagram alega que para ‘’fabricar’’ o perfil é necessário ser maior de 13 anos e que a automação da ferramenta não permite conteúdos com nudez e temas abusivos.
Não foi o que eu vi Instagram! Dizem ainda disponibilizar para consulta o “Guia do Instagram para os Pais”, mas só que o conteúdo não está no nosso idioma (help.instagram.com).
Infelizmente, nossos governantes também são Netfóbicos e estão longe de proteger nossa sociedade. E ainda principalmente a juventude da parte ruim da tecnologia e da inovação, ou de quem só a utiliza para ganhar mais e mais dinheiro.